top of page

O uso do capacete na construção civil

  • Foto do escritor: CONPARQUE Contabilidade
    CONPARQUE Contabilidade
  • 2 de out. de 2019
  • 3 min de leitura

O uso do capacete na construção civil é obrigatório e protege os trabalhadores de diferentes perigos que podem existir em uma obra, como por exemplo, queda de objetos, queimaduras e choques. Mas você sabia que ele também serve para identificar a profissão de quem os utiliza? Continue lendo este post e saiba mais sobre a importância desse equipamento de segurança na sua obra.


A importância do uso do capacete na construção civil


O principal objetivo do uso do capacete na construção civil é minimizar os danos à saúde dos trabalhadores, evitando riscos à região da cabeça e crânio.


Seu uso é obrigatório em decorrência da norma NR-6 EPI (Norma Regulamentadora de Equipamento de Proteção Individual), da Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego, que além de regulamentar seu uso, trata das condições para o seu fornecimento e determina quais são suas características, entre outras coisas.


A mencionada norma dispões que, todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) deverão ser fornecidos gratuitamente pelos empregadores aos empregados. E que, esses equipamentos devem estar em perfeito estado e serem adequados aos tipos de riscos aos quais o trabalhador estará exposto.


O capacete é um EPI que deve ser utilizado em qualquer obra e será, sem exceções, exigido nas seguintes circunstâncias:


  • Quando, mesmo que tomadas todas as medidas de segurança na obra, não se ofereça completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou doenças profissionais;

  • Durante a implantação de medidas de proteção coletiva;

  • Quando houver atendimento de situações de emergência.

ree

As cores dos capacetes na construção civil


Apesar de não existir uma norma que estabeleça as cores dos capacetes, as empresas do setor convencionaram usar uma cor para cada profissão. Com isso, fica mais fácil reconhecer, mesmo à distância, as diferentes hierarquias dos profissionais em uma obra.


  • Geralmente, as cores usadas são as seguintes:

  • Azul: pedreiros;

  • Branco e cinza: engenheiros, mestres e encarregados;

  • Laranja: eletricistas;

  • Preto: técnicos de segurança do trabalho;

  • Verde: serventes e operários;

  • Vermelho: carpinteiros;

  • Marrom ou amarelo: visitantes.

Observações sobre o uso do capacete


Para que o capacete cumpra sua principal função, que é prevenir danos à saúde dos trabalhadores, é importante observar o seguinte:


  • O objetivo da aba frontal do capacete é fornecer proteção os rosto do trabalhador, assim ela deve estar sempre virada para a frente.

  • Se no local da obra estiver ventando muito é indicado que se use uma fita adesiva para prender o capacete à cabeça. A fita adesiva, conhecida como jugular, deve passar abaixo do pescoço do trabalhador, evitando assim que a ação do vento derrube o capacete da cabeça.

  • Capacetes com casco fissurado ou trincado não podem ser usados, é devem ser, imediatamente, substituídos por novos.

  • É proibido o uso de bonés ou gorros junto com o capacete, uma vez que esses acessórios diminuem a eficiência de proteção dos capacetes.

  • Antes de adquirir capacetes para seus empregados, é importante conferir o certificado de aprovação dele. O certificado é a sua garantia de que o equipamento atende aos padrões estabelecidos em lei.


ree

O empregador e o uso do capacete


É sempre bom lembrar que o empregador pode e deve exigir que seus empregados usem os capacetes fornecidos. É seu direito exigir o uso, assim como é dever do funcionário usar. Se o empregado for flagrado, por órgãos de fiscalização, sem o capacete ou qualquer equipamento de segurança obrigatório, a multa é aplicada ao empregador.


É responsabilidade do empregador providenciar treinamento e orientação ao trabalhador, no que diz respeito ao uso adequado e conservação de seus EPIs, o que incluiu o capacete.


No mais, é preciso conscientizar seus empregados de que é melhor o incômodo do capacete na cabeça do que ter que conviver com sequelas de um acidente. E que, o seu uso pode ser a diferença entre a vida e a morte.


Esse artigo sobre o uso do capacete na construção civil foi útil para você? Compartilhe suas dúvidas e comentários e não deixe de seguir nosso blog. Bons negócios!


ree

 
 
 

コメント


whatsapp-logo-icone.png
medium-res cortada 2.jpg
CONTATO
ENDEREÇO
ATENDIMENTO

Email: conparque@yahoo.com.br

Tel: (31) 97236-0810

WhatsApp: (31) 97236-0810

CONPARQUE CONTABILIDADE

Rua Boaventura 1836, 3º andar, sala 03

Jaraguá - Streetmall -  Belo Horizonte - MG

 

Seg - Sex:  8:00 - 18:00

​​​

© 2019 por CONPARQUE CONTABILIDADE.  

bottom of page