top of page

Abertura de Empresa para Dentistas ou Consultórios Odontológicos.

  • Foto do escritor: CONPARQUE Contabilidade
    CONPARQUE Contabilidade
  • 6 de fev. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 11 de fev. de 2019


Dentistas e Consultórios Odontológicos



É comum o questionamento feiro pelos Doutores Dentistas sobre a necessidade da abertura de empresa para a pratica da atividade odontológica. A maioria tem dúvidas sobre tributação sobre sua atividade. A abertura da empresa ou do consultório odontológico para tributar como pessoa jurídica, pode ser vantagem em relação ao trabalho autônomo.




Comparação entre Dentistas Autônomos e Consultórios Odontológicos Pessoa Jurídica


Quando somos procurados para fazer uma abertura de empresa para um Dr. Dentista, a primeira pergunta é a carga tributária que a empresa vai ter que pagar quando estiver formalizada como empresa.


Para fazer essa comparação, precisamos considerar os valores totais de faturamento do Dentista. Após realizar a comparação com pessoa jurídica é comum ouvir do Dentista que ele vai pagar muito mais impostos comparado ao que ele está acostumado a pagar. Isso porque ele está considerando que quando pessoa física ele não declarava todo seu Faturamento.


Agora fazendo as devidas comparações, o Dentistas que trabalham com pessoa jurídica pagam menos impostos.


A tributação do Dentista Autônomo


Percebemos que uma assessoria qualificada para os Dentistas e Consultórios Odontológicos faz a diferença.  Nesse simples exemplo, teremos uma economia de R$12.540,00 no ano em impostos à pagar.



Tributação para Dentistas e Consultórios Odontológicos como Pessoa Jurídica.


Para esse tipo de atividade temos dois tipos de tributações possíveis. O Lucro Presumido e Lucro Real. Para Consultórios de Pequeno Porte, salvo algumas exceções, o Lucro Presumido é a melhor opção tributária.


Uma dica importante: A tributação na pessoa jurídica se torna menor comparada a pessoa física. Por isso é muito importantes a busca de uma empresa de contabilidade que tenha conhecimento para fazer uma análise tributário e apontar o melhor caminho.


O Percentual de 11,33% é aplicado sobre o faturamento da pessoa jurídica. Nele estar alíquota dos seguintes impostos: PIS, COFINS, Imposto de Renda e Contribuição Social.



Comparação entre Pessoa Física x Jurídica para Dentistas e Consultórios Odontológicos


O Profissional Dentista que possui uma consultório odontológico pode escolher trabalhar das duas formas em conjunto, visando uma menor tributação possível dentro da Lei.



Solicite aqui uma assessoria contábil especializada em Dentistas e Consultórios Odontológicos.









 
 
 

Comentários


whatsapp-logo-icone.png
medium-res cortada 2.jpg
CONTATO
ENDEREÇO
ATENDIMENTO

Email: conparque@yahoo.com.br

Tel: (31) 99934-0190

WhatsApp: (31) 98863-7426

CONPARQUE CONTABILIDADE

Rua Boaventura 1836, 3º andar, sala 03

Jaraguá - Streetmall -  Belo Horizonte - MG

 

Seg - Sex:  8:00 - 18:00

​​​

© 2019 por CONPARQUE CONTABILIDADE.  

bottom of page