Contabilidade para comércios atacadistas e varejistas.
- CONPARQUE Contabilidade

- 7 de fev. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de fev. de 2019
De acordo com o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, em 2014 foram criadas 1.865.183 novas empresas no Brasil, das quais 32% são comerciais (596.660), 58,8% representam empresas do setor de prestação de serviços (1.097.526) e 8,3% do setor industrial (155.194). Daí, a importância de um escritório de contabilidade para comércios atacadistas e varejistas.

Quase meio milhão de empresas comerciais são abertas anualmente, fato que aumenta a importância de um escritório de contabilidade para comércios.
São comércios atacadistas:
lojas de vestuário;
lojas de eletrônicos;
lojas de móveis;
lojas de eletrodomésticos;lojas de shopping centers;
bares;
restaurantes;
lanchonetes;
cafeterias;
sorveterias;
docerias;
pizzarias;
livrarias;
mercados e supermercados;
pequenos comércios de variedades;
postos de gasolina.
Enfim, são comércios atacadistas todos os tipos de atividade comercial que se possam imaginar. São milhares de empreendedores e microempreendedores acreditando no Brasil em detrimento de toda a sorte de desestímulos e obstáculos que encontram em seu caminho.

NA CONTRAMÃO DAS ESTATÍSTICAS
A visão de grandeza desses números, contudo, faria nossos olhos brilharem não fosse o outro extremo dessa realidade. Segundo dados do relatório “Doze anos de monitoramento da sobrevivência e mortalidade de empresas”, produzido pelo SEBRAE-SP, 27% das empresas paulistas encerram suas atividades em seu 1º ano e 58% fecham suas portas em até 5 anos de existência. É um dado alarmante, que demonstra que nem metade das empresas sobrevive ao seu primeiro quinquênio.
O riquíssimo relatório do SEBRAE-SP, cuja leitura completa é recomendada, traz um apanhado de depoimentos de empresários titulares de alguns dos negócios malsucedidos que foram capturados no relatório, narrando as dificuldades encontradas. Destacamos as seguintes:
Falta de recursos. O negócio exigia um capital maior que o disponível.
Obter o lucro pretendido para manter um capital de giro satisfatório.
As contas que vieram. Não havia um caixa para controlar.
O empresário não conseguia tempo para administrar o negócio.
Administração, pois ele tinha noção apenas da produção.
Separar o patrimônio da empresa e dos sócios, que ficam misturados.
OUTROS EMPECILHOS QUE PODEM COMPROMETER SEU NEGÓCIO
Notem que são narrativas de situações relacionadas à má gestão ou à falta de planejamento. Muitos desses empresários provavelmente não se deram conta de que sua atenção maior deveria estar voltada para questões como:
Fluxo de caixa, com controle rigoroso de despesas e avaliação constante de sua performance financeira.
Negociação de prazos e preços com fornecedores.
Retiradas altas feitas pelos sócios sem a exata noção da lucratividade de suas empresas.
Essas situações são armadilhas que custam ao empresário e ao microempresário a descontinuidade de seu negócio e que colocam um triste fim num sonho realizado muitas vezes ao preço da economia de uma vida inteira.
POR QUE CONTRATAR UM ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE?
Uma grande forma de evitar essas armadilhas é a escolha de um escritório contábil que lhe assessore na sua vida empresarial, provendo relatórios contábeis e financeiros de qualidade para as tomadas de decisões. Um escritório que cuide de suas obrigações tributárias e trabalhistas de forma precisa e tempestiva, de maneira que você tenha tranquilidade para cuidar do seu negócio.
Nós da CONPARQUE Contabilidade disponibilizamos para sua empresa uma equipe completa nas áreas de contabilidade para comércios atacadistas e varejistas, suporte fiscal e trabalhista, além de assessoria diária para que você promova com segurança e correção todos os atos da administração de seu negócio. Entre em contato conosco.
Solicite aqui uma assessoria Contábil especializada em Comércios Atacadistas e Varejistas.





Comentários